# referencias.bib

### v5

@@ 2.1 Unidade RNN
$\mathbf{h}_{t}=\mathrm{A}(\mathbf{W}_{hh}\odot\mathbf{h}_{t-1}+\mathbf{W}_{xh}\odot\mathbf{x}_{t}+\mathbf{b}_{h}),$ (1)
@@
A Equação (1) mostra como o estado oculto atual $h_{t}$ calculado usando uma função de ativação (A), pesos ($W_{hh}$) e viés ($b_{h}$) correspondentes. Esse modelo de unidade de Redes Neurais Recorrentes é fundamental para compreender a propagação de informações ao longo do tempo em uma Rede Neural Recorrente. A estrutura interna da unidade RNN é exibida na Figura 1.
Figura 1: Esquema detalhado da unidade de Rede Neural Recorrente Simples (RNN).
@@ 2.2 Unidade LSTM
Figura 2: Esquema detalhado da unidade de Rede Neural Recorrente de Longo e Curto Prazo (LSTM).
@@ 2.3 Unidade GRU
em que W são matrizes de pesos; b são vetores de viés; $\sigma$ a função de ativação sigmoide e o $\odot$ denota a multiplicação ponto a ponto.
@@
Figura 3: Esquema detalhado da Unidade Recorrente com Portas (GRU).
@@ 2.4 Funções de Ativação
Figura 4: Ilustração da transformação linear e da ativação linear em uma camada densa final de rede neural.
Fonte: Elaborado pelo autor, com base na configuração de uma camada densa com um único neurônio e ativação linear. A imagem ilustra como a função de ativação pode ser aplicada para introduzir não-linearidade na saída final da rede. A escolha de uma função de ativação adequada é crucial para ajustar o modelo à natureza dos dados e ao objetivo da tarefa. Esta configuração ilustrada é particularmente relevante quando se trabalha com saídas univariadas, em que a definição de um neurônio final e uma função de ativação específica é essencial para modelar corretamente os resultados finais.
@@ 2.6.1 Descrição dos Parâmetros
$m_{t}$ e $v_{t}$ são estimativas do primeiro momento (a média) e do segundo momento (a variância não centralizada) dos gradientes, respectivamente, daí o nome do método. Como $m_{t}$ e $v_{t}$ são inicializados como vetores de zeros, os autores do Adam observam que eles são tendenciosos a valores próximos de zero, especialmente durante os passos iniciais, e particularmente quando as taxas de decaimento são pequenas […],” [Ruder2016].
@@ 3.2 Configuração dos Modelos
Figura 5: Esquema detalhado da Unidade Recorrente com Portas (GRU) e camadas densas na saída final (previsão) em uma rede LSTM.
Fonte: Elaborado pelo autor, com base na demonstração teórica explicada por [Staudemeyer2019] na seção 10.3 do artigo Understanding LSTM – a tutorial into Long Short-Term Memory Recurrent Neural Networks (2019).
@@ 3.3 Treinamento e Avaliação dos Modelos
Os modelos foram treinados utilizando a linguagem de programação [Python2024], com as bibliotecas [ScikitLearn2011] e [FrançoisChollet2015], 2015. Cada modelo foi treinado por 1000 épocas, e as métricas Erro Absoluto Médio (MAE) e Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) foram utilizadas para avaliar o desempenho. Para cada época, o modelo gerou previsões utilizando uma técnica conhecida como janela/bloco deslizante (ou sliding window). Este procedimento funciona da seguinte forma:
@@ 3.4 Como as Previsões são Calculadas?
As previsões foram realizadas após o treinamento completo dos dados de focos ativos registrados na região da Amazônia, Brasil, disponíveis no [INPE2024], abrangendo o período de junho de 1998 até agosto de 2024. Após o treinamento, utilizamos a função predict do pacote [FrançoisChollet2015], para gerar as previsões. O processo envolveu o uso do modelo treinado, que já contém todos os parâmetros otimizados e ajustados. O modelo, armazenado e salvo como o melhor obtido durante o treinamento, é utilizado com a função predict, que é chamada como modelo.predict(). Este modelo foi treinado com uma variável e um bloco de tamanho 12. A função predict segue a sequência dos dados, incorporando as previsões anteriores para gerar novos resultados, adicionando esses resultados à série temporal e prevendo o próximo ponto. Para detalhar o processo: a função predict utiliza as últimas 12 observações da série temporal (o tamanho da janela deslizante), que vão de setembro de 2023 a agosto de 2024, para prever o 13º ponto, que corresponde a setembro de 2024. A abordagem de “janela deslizante” é usada, permitindo que após a primeira previsão para setembro de 2024, o modelo integre essa previsão e gere uma nova previsão para o próximo mês. No segundo passo, por exemplo, ele utiliza as observações de outubro de 2023 a setembro de 2024, agora incluindo a previsão anterior (de setembro), para prever outubro de 2024 (um dado que ainda não existe na série temporal). No terceiro passo, o modelo usa os dados de novembro de 2023 a outubro de 2024, incluindo as previsões obtidas de setembro e outubro à série temporal, e assim por diante. Esse processo continua até que todas as previsões dos 12 meses sejam realizadas. Essa abordagem assegura que cada previsão mensal se baseie nos dados históricos mais recentes, juntamente com as previsões feitas nos passos anteriores, resultando em uma modelagem robusta para séries temporais de dados de contagem, conforme descrito na literatura e referenciado nesta seção. A ilustração detalhada desse processo está apresentada na Figura 5.
@@ 4 Resultados da Análise Estatística
Fonte: Autor, baseado nos dados da base de dados fornecida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
@@
Figura 7: Valores Máximos e Mínimos de Focos ativos na Amazônia (1998-2024)
@@
Para explorar gráficos detalhados e obter uma visualização interativa da série histórica de focos ativos na Amazônia, você pode escanear o QR Code abaixo. Este QR Code direcionará para um aplicativo desenvolvido com o software [RCoreTeam2024] e o [shiny2024]. A aplicação permite uma análise dinâmica e interativa dos dados, possibilitando a visualização detalhada de qualquer mês específico de janeiro a dezembro, bem como a análise dos pontos máximos e mínimos registrados ao longo da série histórica.
Figura 8: Acesse gráficos detalhados da série histórica de focos ativos na Amazônia escaneando o QR Code abaixo ou acesse o link https://newstatistic.shinyapps.io/InteractiveAmazonHeatmap/.
Fonte: Elaborado pelo autor. O QR Code direciona para o aplicativo desenvolvido para análise detalhada e interativa dos dados utilizando o software R e o framework Shiny.
@@ 6 Resultados do Modelo LSTM + GRU
Semente RMSE Treino MAE Treino RMSE Teste MAE Teste
2024 6900 3790 10200 5991
2025 8079 4138 5900 3775
@@
Figura 9: Comparação de Métricas de Desempenho para o Modelo Treinado com Semente 2024-2025
Erro Quadrático Médio para Treinamento e Teste (Semente 2024-2025) - Tabela correspondente ao valor exato: (2).
Raiz do Erro Quadrático Médio para Treinamento e Teste (Semente 2024-2025) - Tabela correspondente ao valor exato: (2).
Fonte: Autoria própria.
@@
A Figura 10 ilustra a validação cruzada realizada com duas sementes distintas, 2024 e 2025, comparando dois conjuntos de treino e teste. Esta abordagem é fundamental para avaliar a capacidade de generalização do modelo em séries temporais, onde a sequência dos dados é extremamente importante. Ao utilizar sementes diferentes para os conjuntos de treino, teste e validação, garantimos que a validação cruzada considere variações na inicialização do modelo e na estimação dos parâmetros, permitindo uma avaliação mais robusta da generalização. Em séries temporais, a fixação das sementes ajuda a assegurar que a performance do modelo é consistente e não apenas um reflexo de uma configuração específica. Os resultados obtidos para ambas as sementes são bastante similares, indicando que o modelo generaliza bem e segue de forma confiável a tendência geral dos focos ativos na Amazônia. Essa similaridade sugere que o modelo tem uma boa capacidade de generalização e que, ao treinar com os dados completos, ele poderá fornecer previsões na direção correta para identificar períodos com maiores e menores tendências de focos ativos.
Figura 10: Comparação da validação cruzada realizada com duas sementes, demonstrando dois conjuntos de treino e teste fixados em sementes 2024 e 2025. A figura ilustra a generalização com diferentes valores de parâmetros a partir da fixação das sementes distintas.
@@
Fonte: Autoria própria.
Figura 11: Comparação da perda (loss) do conjunto de treino e do conjunto de validação, demonstrando o ponto exato dentre as 1000 épocas em que os pontos em cada um dos conjuntos obtiveram o menor erro absoluto médio.
@@
Fonte: Autoria própria.
@@ 6.1 Treinamento para os dados completos
Figura 12: Treinamento do modelo completo dos dados que engloba todo o conjunto de dados de junho de 1998 até agosto de 2024
@@
(c) Figura ilustrativa da métrica raíz do erro quadrático médio (RMSE)
(d) Figura ilustrativa da métrica erro absoluto médio (MAE)
@@
Fonte: Autoria própria.
@@ 6.2 Previsão
Fonte: Autoria própria.

### v6

# Redes Neurais com LSTM e GRU na Modelagem de Focos Ativos na Amazônia

@@ 2.1 Unidade RNN
$\mathbf{h}_{t}=\mathbf{A}(\mathbf{W}_{hh}\odot\mathbf{h}_{t-1}+\mathbf{W}_{xh}\odot\mathbf{x}_{t}+\mathbf{b}_{h}),$ (1)
@@
A Equação (1) mostra como o estado oculto atual $h_{t}$ calculado usando uma função de ativação $\mathbf{A}$, pesos $\mathbf{W}$ e viés $\mathbf{b}$ correspondentes. Esse modelo de unidade de Redes Neurais Recorrentes é fundamental para compreender a propagação de informações ao longo do tempo em uma Rede Neural Recorrente. A estrutura interna da unidade RNN é exibida na Figura 1.
Figura 1: Esquema detalhado da unidade de Rede Neural Recorrente (RNN) simples
@@ 2.2 Unidade LSTM
Figura 2: Esquema detalhado da unidade LSTM
@@ 2.3 Unidade GRU
em que W e R são matrizes de pesos; b são vetores de viés; $\sigma$ a função de ativação sigmoide e o $\odot$ denota a multiplicação ponto a ponto.
@@
Figura 3: Esquema detalhado da Unidade GRU
@@ 2.4 Funções de Ativação
Figura 4: Ilustração da transformação linear e da ativação linear em uma camada densa.
Fonte: Elaborado pelo autor
@@ 2.6.1 Descrição dos Parâmetros
$m_{t}$ e $v_{t}$ são estimativas do primeiro momento (a média) e do segundo momento (a variância não centralizada) dos gradientes, respectivamente, daí o nome do método. Como $m_{t}$ e $v_{t}$ são inicializados como vetores de zeros, os autores do Adam observam que eles são tendenciosos a valores próximos de zero, especialmente durante os passos iniciais, e particularmente quando as taxas de decaimento são pequenas […]. [Ruder2016, p. 7].
@@ 3.2 Configuração dos Modelos
Figura 5: Esquema detalhado da Unidade GRU e camadas densas na saída final (previsão) em uma rede LSTM.
Fonte: Elaborado pelo autor
@@ 3.3 Treinamento e Avaliação dos Modelos
Os modelos foram treinados utilizando a linguagem de programação [Python2024], com as bibliotecas Scikit-learn [ScikitLearn2011] e [FrançoisChollet2024]. Cada modelo foi treinado por 1000 épocas, e as métricas Erro Absoluto Médio (MAE) e Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) foram utilizadas para avaliar o desempenho. Para cada época, o modelo gerou previsões utilizando uma técnica conhecida como janela/bloco deslizante (ou sliding window). Este procedimento funciona da seguinte forma:
@@ 3.4 Como as Previsões são Calculadas?
As previsões foram realizadas após o treinamento completo dos dados de focos ativos registrados na região da Amazônia, Brasil, disponíveis no [INPE2024], abrangendo o período de junho de 1998 até agosto de 2024. Após o treinamento, utilizamos a função predict do pacote [FrançoisChollet2024], para gerar as previsões. O processo envolveu o uso do modelo treinado, que já contém todos os parâmetros otimizados e ajustados. O modelo, armazenado e salvo como o melhor obtido durante o treinamento, é utilizado com a função predict, que é chamada como modelo.predict(). Este modelo foi treinado com uma variável e um bloco de tamanho 12. A função predict segue a sequência dos dados, incorporando as previsões anteriores para gerar novos resultados, adicionando esses resultados à série temporal e prevendo o próximo ponto. Para detalhar o processo: a função predict utiliza as últimas 12 observações da série temporal (o tamanho da janela deslizante), que vão de setembro de 2023 a agosto de 2024, para prever o 13º ponto, que corresponde a setembro de 2024. A abordagem de “janela deslizante” é usada, permitindo que após a primeira previsão para setembro de 2024, o modelo integre essa previsão e gere uma nova previsão para o próximo mês. No segundo passo, por exemplo, ele utiliza as observações de outubro de 2023 a setembro de 2024, agora incluindo a previsão anterior (de setembro), para prever outubro de 2024 (um dado que ainda não existe na série temporal). No terceiro passo, o modelo usa os dados de novembro de 2023 a outubro de 2024, incluindo as previsões obtidas de setembro e outubro à série temporal, e assim por diante. Esse processo continua até que todas as previsões dos 12 meses sejam realizadas. Essa abordagem assegura que cada previsão mensal se baseie nos dados históricos mais recentes, juntamente com as previsões feitas nos passos anteriores, resultando em uma modelagem robusta para séries temporais de dados de contagem, conforme descrito na literatura e referenciado nesta seção. A ilustração detalhada desse processo está apresentada na Figura 5.
@@ 4 Resultados da Análise Estatística
Fonte: Autor, baseado nos dados da base de dados fornecida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
@@
Figura 7: Valores extremos dos focos ativos registrados na Amazônia no período de 1998 a 2024
@@
Figura 8: Escaneie o QR code ou acesse o link https://newstatistic.shinyapps.io/InteractiveAmazonHeatmap/.
Fonte: Elaborado pelo autor
Para explorar gráficos detalhados e obter uma visualização interativa da série histórica de focos ativos na Amazônia, você pode escanear o QR code da Figura 8. Este QR Code direcionará para uma aplicação desenvolvida na linguagem de programação [RCoreTeam2024] e [shiny2024].
@@ 6 Resultados do Modelo LSTM+GRU
Semente RMSE Treino RMSE Teste MAE Treino MAE Teste
2024 6900 10140 3790 5991
2025 8079 5992 4138 3785
@@
Figura 9: Comparação das métricas de desempenho para o modelo treinado com as sementes 2024 e 2025
Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) - Tabela correspondente ao valor exato: (2).
Erro Albosoluto Médio (MAE) - Tabela correspondente ao valor exato: (2).
Fonte: Autoria própria
@@
A Figura 10 ilustra a validação cruzada realizada com duas sementes distintas, 2024 e 2025, comparando dois conjuntos de treino e teste. Esta abordagem é fundamental para avaliar a capacidade de generalização do modelo em séries temporais, onde a sequência dos dados é extremamente importante. Ao utilizar sementes diferentes para os conjuntos de treino, teste e validação, garantimos que a validação cruzada considere variações na inicialização do modelo e na estimação dos parâmetros, permitindo uma avaliação mais robusta da generalização.
Figura 10: Comparação dos conjuntos de treino e teste da validação cruzada fixadas nas sementes 2024 e 2025
@@
Fonte: Autoria própria
Figura 11: Comparação da perda (loss) dos conjuntos de treino e validação, demonstrando o ponto exato dentre as 1000 épocas de treinamento em que cada um dos conjuntos obtiveram o menor Erro Absoluto Médio (MAE).
@@
Fonte: Autoria própria
@@ 6.1 Treinamento para os dados completos
Figura 12: Resultado do modelo treinado com todos os dados da série temporal que vai de junho de 1998 a agosto de 2024
@@
(c) Figura ilustrativa da métrica raíz do erro quadrático médio (RMSE) - Tabela 3
(d) Figura ilustrativa da métrica erro absoluto médio (MAE) - Tabela 3
@@
Fonte: Autoria própria
Tabela 3: Desempenho das métricas RMSE e MAE do modelo LSTM+GRU ilustradas nas Figuras - 12(c) e 12(d)
Semente RMSE Treino MAE Treino
2024 5548 2893
2025 4137 2488
Fonte: Autor, baseado nos resultados das métricas
@@ 6.2 Previsão
Fonte: Autoria própria