# referencias.bib

### v2

@@ 3.2 Configuração dos Modelos
Fonte: Elaborado pelo autor, com base na demonstração teórica explicada por Staudemeyer e Morris (2019) [Staudemeyer2019] na seção 10.3 do artigo Understanding LSTM – a tutorial into Long Short-Term Memory Recurrent Neural Networks (2019).
@@ A Figura 5 ilustra uma arquitetura de rede neural que inclui as seguintes camadas:
Cada entrada $X_{t}$ no tempo $t$ inicialmente processada pela camada LSTM composta por 256 neurônios. A saída dessa camada LSTM, com dimensão $(1\times 256)$ — considerando que nosso trabalho envolve uma única variável ao longo do tempo (focos ativos) — resulta em um vetor de dimensão $(1\times 256)$. Essa saída é então utilizada como entrada para a camada GRU, que também possui 256 neurônios. A saída da camada GRU é processada por outra camada densa com 256 neurônios, mantendo a dimensão $(1\times 256)$. Finalmente, essa saída é alimentada na camada densa de saída com 1 neurônio, resultando em uma previsão única para o próximo ponto da série temporal. Para ilustrar o funcionamento, considere um bloco de dados com 12 valores, em que a entrada $X_{t}$ o vetor de valores de 1 a 12. A previsão é feita para o 13º valor. Esse processo é repetido ao mover a janela de entrada, de modo que o segundo bloco será de 2 a 13, e a previsão será para o 14º ponto, e assim por diante até o final da série. Esta ilustração é de apenas um bloco, mas ao configurar a série com blocos de tamanho 12, o modelo recebe os dados configurados previamente. Assim, se eu tenho valores de 1 a $n$, os dados são configurados em arrays de tamanho 12, sendo $X_{t1}$ de 1 a 12, $X_{t2}$ de 2 a 13, e assim por diante até o final da série. Portanto, essa ilustração é de apenas um bloco, mas no funcionamento completo da rede, o modelo computa todos os blocos pré-definidos e resulta em previsões para cada $X_{ti}$ de acordo com o tamanho da série.
@@ 3.3 Treinamento e Avaliação dos Modelos
Os modelos foram treinados utilizando a linguagem de programação Python Software Foundation [Python2024], com as bibliotecas Scikit-learn [ScikitLearn2011] e Keras [FrançoisChollet2015], 2015. Cada modelo foi treinado por 1000 épocas, e as métricas Erro Absoluto Médio (MAE) e Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) foram utilizadas para avaliar o desempenho. Para cada época, o modelo gerou previsões utilizando uma técnica conhecida como janela/bloco deslizante (ou sliding window). Este procedimento funciona da seguinte forma:
1. Janela de Entrada: Definimos uma janela de 12 lags, ou seja, o modelo usa os dados dos 12 períodos anteriores para prever o valor do próximo período. Por exemplo, se temos dados mensais e a janela é de 12 lags, o modelo usa os dados dos últimos 12 meses para prever o valor do mês seguinte. 2. Deslizamento da Janela: Após gerar uma previsão para o próximo período (o 13º), a janela é deslocada uma posição para frente. Isso significa que a previsão é feita usando os dados dos períodos de 2 a 13 para prever o 14º período. Esse processo é repetido até que todas as previsões sejam feitas para o restante da série temporal. 3. Avaliação das Previsões: As previsões geradas para cada época são comparadas com os dados reais da série temporal. Para avaliar a precisão das previsões, utilizamos as métricas MAE e RMSE. O MAE calcula a média dos erros absolutos das previsões, enquanto o RMSE calcula a raiz quadrada da média dos erros quadráticos. Os parâmetros iniciais dos modelos foram definidos utilizando uma distribuição de probabilidade específica, a distribuição normal de He (He normal). Essa distribuição é definida com média zero e desvio padrão $\sqrt{2/n}$, onde $n$ o número de unidades na camada de entrada. A escolha dessa distribuição ajuda a garantir uma inicialização adequada dos pesos, facilitando o treinamento eficaz de redes neurais profundas, conforme os Keras Developers (2024) [KerasDevelopers2024].
@@ 3.4 Como as Previsões são Calculadas?
As previsões foram realizadas após o treinamento completo dos dados de focos ativos registrados na região da Amazônia, Brasil, disponíveis no site do INPE (2024)[INPE2024], abrangendo o período de junho de 1998 até agosto de 2024. Após o treinamento, utilizamos a função predict do pacote Keras [FrançoisChollet2015], para gerar as previsões. O processo envolveu o uso do modelo treinado, que já contém todos os parâmetros otimizados e ajustados. O modelo, armazenado e salvo como o melhor obtido durante o treinamento, é utilizado com a função predict, que é chamada como modelo.predict(). Este modelo foi treinado com uma variável e um bloco de tamanho 12. A função predict segue a sequência dos dados, incorporando as previsões anteriores para gerar novos resultados, adicionando esses resultados à série temporal e prevendo o próximo ponto. Para detalhar o processo: a função predict utiliza as últimas 12 observações da série temporal (o tamanho da janela deslizante), que vão de setembro de 2023 a agosto de 2024, para prever o 13º ponto, que corresponde a setembro de 2024. A abordagem de "janela deslizante"é usada, permitindo que após a primeira previsão para setembro de 2024, o modelo integre essa previsão e gere uma nova previsão para o próximo mês. No segundo passo, por exemplo, ele utiliza as observações de outubro de 2023 a setembro de 2024, agora incluindo a previsão anterior (de setembro), para prever outubro de 2024 (um dado que ainda não existe na série temporal). No terceiro passo, o modelo usa os dados de novembro de 2023 a outubro de 2024, incluindo as previsões obtidas de setembro e outubro à série temporal, e assim por diante. Esse processo continua até que todas as previsões dos 12 meses sejam realizadas. Essa abordagem assegura que cada previsão mensal se baseie nos dados históricos mais recentes, juntamente com as previsões feitas nos passos anteriores, resultando em uma modelagem robusta para séries temporais de dados de contagem, conforme descrito na literatura e referenciado nesta seção. A ilustração detalhada desse processo está apresentada na Figura 5.
@@ 4 Resultados da Análise Estatística
Para explorar gráficos detalhados e obter uma visualização interativa da série histórica de focos ativos na Amazônia, você pode escanear o QR Code abaixo. Este QR Code direcionará para um aplicativo desenvolvido com o software R Core Team (2024) [RCoreTeam2024] e o Shiny [shiny2024]. A aplicação permite uma análise dinâmica e interativa dos dados, possibilitando a visualização detalhada de qualquer mês específico de janeiro a dezembro, bem como a análise dos pontos máximos e mínimos registrados ao longo da série histórica.
Figura 8: Acesse gráficos detalhados da série histórica de focos ativos na Amazônia escaneando o QR Code abaixo.
Fonte: Autor. O QR Code direciona para o aplicativo desenvolvido para análise detalhada e interativa dos dados utilizando o software R e o framework Shiny.
@@ 6 Resultados do Modelo LSTM + GRU
em que $n$ o número total de meses, $y_{i}$ são os valores reais de cada mês, e $\hat{y}_{i}$ são as previsões do modelo para cada mês. O RMSE calcula a raiz quadrada da média dos quadrados das diferenças entre os valores reais e as previsões. Isso penaliza erros maiores de forma mais intensa, fornecendo uma medida que reflete a magnitude dos erros em um nível mais severo do que o MAE. Essas métricas são utilizadas para selecionar o melhor modelo entre os 1000 treinamentos realizados. Em cada época, a diferença entre os valores reais e as previsões é calculada, e o modelo que apresenta a menor diferença média é escolhido como o melhor. Observa-se que, embora haja uma diferença significativa nas previsões, especialmente no RMSE, o MAE nos fornece uma diferença média de pouco mais de 3000 focos ativos, em comparação a uma média histórica de 9000 focos. Isso sugere que, apesar de não ser extremamente preciso, o modelo ainda consegue capturar a tendência geral, com um erro que representa aproximadamente um terço da média histórica.
@@
A Figura 11 mostra a comparação da perda (Loss) dos conjuntos de treinamento e validação para duas sementes diferentes: 2024 e 2025. A perda (Loss) é uma métrica que representa o erro médio entre os valores reais e as previsões do modelo em cada época durante o treinamento. A fórmula da perda (Loss) é diretamente relacionada às métricas de erro absoluto médio (MAE) e raiz do erro quadrático médio (RMSE), discutidas nas Equações 17 e 18. Esses gráficos são fundamentais para a análise do desempenho do modelo. A perda (Loss) demonstra como os parâmetros do modelo são ajustados ao longo do tempo para minimizar o erro. O ponto onde a perda é minimizada indica a melhor configuração dos parâmetros do modelo para a previsão. A análise detalhada da perda nos conjuntos de treinamento e validação, conforme descrito na Seção 3.3, revela a eficácia do ajuste do modelo. Observando a perda ao longo das 1000 épocas, é possível avaliar se o modelo está generalizando bem para novos dados, o que é essencial para prever a tendência dos dados. Portanto, esses gráficos ilustram a evolução da perda e fornecem detalhes sobre a capacidade da convergência dos parâmetros a cada modelo de se ajustar aos dados, refletindo diretamente na qualidade das previsões e na efetividade do treinamento realizado.
@@ 7 Conclusão
Este estudo avaliou o desempenho de redes neurais recorrentes, combinando as arquiteturas Long Short-Term Memory (LSTM) e Gated Recurrent Unit (GRU), na previsão de focos ativos detectados pelo satélite AQUA_M-T na Amazônia. A análise demonstrou que essa combinação é eficaz na captura de padrões temporais complexos, com a escolha final do modelo baseada no Erro Absoluto Médio (MAE). As previsões geradas pelos modelos combinados apresentaram um desempenho elevado, especialmente em séries temporais com forte sazonalidade, como é o caso da série histórica dos focos ativos na Amazônia. Além disso, o estudo destacou a importância da configuração meticulosa dos modelos e do treinamento com validação cruzada para garantir boas práticas de modelagem. A simplificação da compreensão das redes neurais e do processo de aprendizado torna o tema mais acessível a alunos e pesquisadores sem experiência prévia no assunto. A análise descritiva identificou os meses de máxima e mínima incidência de focos ativos de 1998 a 2024, oferecendo percepções estratégicas sobre esses eventos. A semente escolhida para treinar o modelo completo e realizar previsões futuras, entre as sementes de número 2024 e 2025, foi a 2025. Esta semente apresentou um erro absoluto médio de aproximadamente 2.500 focos ativos. O modelo previu que o mês de novembro de 2024 será o maior pico registrado, com 41.791,5 mil focos ativos na região do Pantanal. Esta previsão indica uma anomalia em relação à série histórica completa, que tradicionalmente registra picos mais altos em agosto ou setembro. A previsão de novembro sugere uma mudança na tendência de pico de focos ativos, enquanto os menores registros permanecem consistentes com o padrão histórico, tipicamente observados no primeiro semestre. Foi observado que, ao modelar dados de contagem, a utilização de técnicas apropriadas e referências confiáveis permite estruturar uma base de dados com grande assimetria e treinar modelos que convergem para previsões que seguem a tendência geral da série temporal, independentemente da escala dos dados.

### v5

@@ 3.2 Configuração dos Modelos
Fonte: Elaborado pelo autor, com base na demonstração teórica explicada por [Staudemeyer2019] na seção 10.3 do artigo Understanding LSTM – a tutorial into Long Short-Term Memory Recurrent Neural Networks (2019).
@@ A Figura 5 ilustra uma arquitetura de rede neural que inclui as seguintes camadas:
Cada entrada $X_{t}$ no tempo $t$ inicialmente processada pela camada LSTM composta por 256 neurônios. A saída dessa camada LSTM, com dimensão $(256\times 1)$ — considerando que nosso trabalho envolve uma única variável ao longo do tempo (focos ativos) — resulta em um vetor de dimensão $(256\times 1)$. Essa saída é então utilizada como entrada para a camada GRU, que também possui 256 neurônios. A saída da camada GRU é processada por outra camada densa com 256 neurônios, mantendo a dimensão $(256\times 1)$. Finalmente, essa saída é alimentada na camada densa de saída com 1 neurônio, resultando em uma previsão única para o próximo ponto da série temporal. Para ilustrar o funcionamento, considere um bloco de dados com 12 valores, em que a entrada $X_{t}$ o vetor de valores de 1 a 12. A previsão é feita para o 13º valor. Esse processo é repetido ao mover a janela de entrada, de modo que o segundo bloco será de 2 a 13, e a previsão será para o 14º ponto, e assim por diante até o final da série. Esta ilustração é de apenas um bloco, mas ao configurar a série com blocos de tamanho 12, o modelo recebe os dados configurados previamente. Assim, se eu tenho valores de 1 a $n$, os dados são configurados em arrays de tamanho 12, sendo $X_{t1}$ de 1 a 12, $X_{t2}$ de 2 a 13, e assim por diante até o final da série. Portanto, essa ilustração é de apenas um bloco, mas no funcionamento completo da rede, o modelo computa todos os blocos pré-definidos e resulta em previsões para cada $X_{ti}$ de acordo com o tamanho da série.
@@ 3.3 Treinamento e Avaliação dos Modelos
Os modelos foram treinados utilizando a linguagem de programação [Python2024], com as bibliotecas [ScikitLearn2011] e [FrançoisChollet2015], 2015. Cada modelo foi treinado por 1000 épocas, e as métricas Erro Absoluto Médio (MAE) e Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) foram utilizadas para avaliar o desempenho. Para cada época, o modelo gerou previsões utilizando uma técnica conhecida como janela/bloco deslizante (ou sliding window). Este procedimento funciona da seguinte forma:
1. Janela de Entrada: Definimos uma janela de 12 lags, ou seja, o modelo usa os dados dos 12 períodos anteriores para prever o valor do próximo período. Por exemplo, se temos dados mensais e a janela é de 12 lags, o modelo usa os dados dos últimos 12 meses para prever o valor do mês seguinte. 2. Deslizamento da Janela: Após gerar uma previsão para o próximo período (o 13º), a janela é deslocada uma posição para frente. Isso significa que a previsão é feita usando os dados dos períodos de 2 a 13 para prever o 14º período. Esse processo é repetido até que todas as previsões sejam feitas para o restante da série temporal. 3. Avaliação das Previsões: As previsões geradas para cada época são comparadas com os dados reais da série temporal. Para avaliar a precisão das previsões, utilizamos as métricas MAE e RMSE. O MAE calcula a média dos erros absolutos das previsões, enquanto o RMSE calcula a raiz quadrada da média dos erros quadráticos. Os parâmetros iniciais dos modelos foram definidos utilizando uma distribuição de probabilidade específica, a distribuição normal de He (He normal). Essa distribuição é definida com média zero e desvio padrão $\sqrt{2/n}$, onde $n$ o número de unidades na camada de entrada. A escolha dessa distribuição ajuda a garantir uma inicialização adequada dos pesos, facilitando o treinamento eficaz de redes neurais profundas, conforme os desenvolvedores [KerasDevelopers2024].
@@ 3.4 Como as Previsões são Calculadas?
As previsões foram realizadas após o treinamento completo dos dados de focos ativos registrados na região da Amazônia, Brasil, disponíveis no [INPE2024], abrangendo o período de junho de 1998 até agosto de 2024. Após o treinamento, utilizamos a função predict do pacote [FrançoisChollet2015], para gerar as previsões. O processo envolveu o uso do modelo treinado, que já contém todos os parâmetros otimizados e ajustados. O modelo, armazenado e salvo como o melhor obtido durante o treinamento, é utilizado com a função predict, que é chamada como modelo.predict(). Este modelo foi treinado com uma variável e um bloco de tamanho 12. A função predict segue a sequência dos dados, incorporando as previsões anteriores para gerar novos resultados, adicionando esses resultados à série temporal e prevendo o próximo ponto. Para detalhar o processo: a função predict utiliza as últimas 12 observações da série temporal (o tamanho da janela deslizante), que vão de setembro de 2023 a agosto de 2024, para prever o 13º ponto, que corresponde a setembro de 2024. A abordagem de “janela deslizante” é usada, permitindo que após a primeira previsão para setembro de 2024, o modelo integre essa previsão e gere uma nova previsão para o próximo mês. No segundo passo, por exemplo, ele utiliza as observações de outubro de 2023 a setembro de 2024, agora incluindo a previsão anterior (de setembro), para prever outubro de 2024 (um dado que ainda não existe na série temporal). No terceiro passo, o modelo usa os dados de novembro de 2023 a outubro de 2024, incluindo as previsões obtidas de setembro e outubro à série temporal, e assim por diante. Esse processo continua até que todas as previsões dos 12 meses sejam realizadas. Essa abordagem assegura que cada previsão mensal se baseie nos dados históricos mais recentes, juntamente com as previsões feitas nos passos anteriores, resultando em uma modelagem robusta para séries temporais de dados de contagem, conforme descrito na literatura e referenciado nesta seção. A ilustração detalhada desse processo está apresentada na Figura 5.
@@ 4 Resultados da Análise Estatística
Para explorar gráficos detalhados e obter uma visualização interativa da série histórica de focos ativos na Amazônia, você pode escanear o QR Code abaixo. Este QR Code direcionará para um aplicativo desenvolvido com o software [RCoreTeam2024] e o [shiny2024]. A aplicação permite uma análise dinâmica e interativa dos dados, possibilitando a visualização detalhada de qualquer mês específico de janeiro a dezembro, bem como a análise dos pontos máximos e mínimos registrados ao longo da série histórica.
Figura 8: Acesse gráficos detalhados da série histórica de focos ativos na Amazônia escaneando o QR Code abaixo ou acesse o link https://newstatistic.shinyapps.io/InteractiveAmazonHeatmap/.
Fonte: Elaborado pelo autor. O QR Code direciona para o aplicativo desenvolvido para análise detalhada e interativa dos dados utilizando o software R e o framework Shiny.
@@ 6 Resultados do Modelo LSTM + GRU
em que $n$ o número total de meses, $y_{i}$ são os valores reais de cada mês, e $\hat{y}_{i}$ são as previsões do modelo para cada mês. O RMSE calcula a raiz quadrada da média dos quadrados das diferenças entre os valores reais e as previsões. Isso penaliza erros maiores de forma mais intensa, fornecendo uma medida que reflete a magnitude dos erros em um nível mais severo do que o MAE. Essas métricas são utilizadas para selecionar o melhor modelo entre os 1000 treinamentos realizados. Em cada época, a diferença entre os valores reais e as previsões é calculada, e o modelo que apresenta a menor diferença média é escolhido como o melhor. Observa-se que, embora haja uma diferença significativa nas previsões, especialmente no RMSE, o MAE nos fornece uma diferença média de pouco mais de 3700 focos ativos, em comparação a uma média histórica de 9000 focos. Isso sugere que, apesar de não ser extremamente preciso, o modelo ainda consegue capturar a tendência sazonal geral, com um erro que representa menos de 50% da média histórica.
@@
A Figura 11 mostra a comparação da perda (Loss) dos conjuntos de treinamento e validação para duas sementes diferentes: 2024 e 2025. A perda (Loss) é uma métrica que representa o erro médio entre os valores reais e as previsões do modelo em cada época durante o treinamento. A fórmula da perda (Loss) é diretamente relacionada às métricas de erro absoluto médio (MAE) e raiz do erro quadrático médio (RMSE), discutidas nas Equações 19 e 20. Esses gráficos são fundamentais para a análise do desempenho do modelo. A perda (Loss) demonstra como os parâmetros do modelo são ajustados ao longo do tempo para minimizar o erro. O ponto onde a perda é minimizada indica a melhor configuração dos parâmetros do modelo para a previsão. A análise detalhada da perda nos conjuntos de treinamento e validação, conforme descrito na Seção 3.3, revela a eficácia do ajuste do modelo. Observando a perda ao longo das 1000 épocas, é possível avaliar se o modelo está generalizando bem para novos dados, o que é essencial para prever a tendência dos dados. Portanto, esses gráficos ilustram a evolução da perda e fornecem detalhes sobre a capacidade da convergência dos parâmetros a cada modelo de se ajustar aos dados, refletindo diretamente na qualidade das previsões e na efetividade do treinamento realizado.
@@ 7 Conclusão
Este estudo avaliou o desempenho de redes neurais recorrentes, combinando as arquiteturas Long Short-Term Memory (LSTM) e Gated Recurrent Unit (GRU), na previsão de focos ativos detectados pelo satélite AQUA_M-T na Amazônia. A análise demonstrou que essa combinação é eficaz na captura de padrões temporais complexos, com a escolha final do modelo baseada no Erro Absoluto Médio (MAE). As previsões geradas pelos modelos combinados apresentaram um desempenho elevado, especialmente em séries temporais com forte sazonalidade, como é o caso da série histórica dos focos ativos na Amazônia. Além disso, o estudo destacou a importância da configuração meticulosa dos modelos e do treinamento com validação cruzada para garantir boas práticas de modelagem. A simplificação da compreensão das redes neurais e do processo de aprendizado torna o tema mais acessível a alunos e pesquisadores sem experiência prévia no assunto. A análise descritiva identificou os meses de máxima e mínima incidência de focos ativos de 1998 a 2024, oferecendo percepções estratégicas sobre esses eventos. A semente escolhida para treinar o modelo completo e realizar previsões futuras, entre as sementes de número 2024 e 2025, foi a 2025. Esta semente apresentou um erro absoluto médio de aproximadamente 2.500 focos ativos. O modelo previu que o mês de novembro de 2024 será o maior pico registrado, com 41.791,5 mil focos ativos na região da Amazônia. Esta previsão indica uma anomalia em relação à série histórica completa, que tradicionalmente registra picos mais altos em agosto ou setembro. A previsão de novembro sugere uma mudança na tendência de pico de focos ativos, enquanto os menores registros permanecem consistentes com o padrão histórico, tipicamente observados no primeiro semestre. Foi observado que, ao modelar dados de contagem, a utilização de técnicas apropriadas e referências confiáveis permite estruturar uma base de dados com grande assimetria e treinar modelos que convergem para previsões que seguem a tendência geral da série temporal, independentemente da escala dos dados.