# referencias.bib

### v2

@@ 1 Introdução
Séries temporais são amplamente utilizadas em diversas áreas, como economia, climatologia, e monitoramento ambiental, e contam com grandes referências como Box e Jenkins (1976) [BoxJenkins1976], Hamilton (1994) [JamesHamilton1994], e Brockwell e Davis (2002) [PeterBrockwell2002]. De maneira geral, uma série temporal pode ser definida como um conjunto de informações fixadas no tempo e/ou no espaço de forma padronizada ou não. Quando tratamos de séries temporais de dados quantitativos discretos, onde o tempo é o principal fator de interesse, podemos entender essa série como um conjunto de observações que representam quantidades específicas, registradas ao longo do tempo. No contexto deste trabalho, focamos na série temporal dos focos ativos detectados pelo satélite AQUA_M-T na Amazônia, Brasil. Os focos ativos são detectados com base em anomalias de temperatura em pixels observados pelo satélite. Quando a temperatura de um pixel atinge níveis significativamente elevados, como, por exemplo, acima de 47°C — valor que, segundo o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA, 2024) [SEIA2024], caracteriza um foco de calor — o satélite registra a ocorrência de um foco ativo. Por exemplo, se mil focos ativos foram detectados em um determinado mês, isso significa que mil metros quadrados na região amazônica apresentaram temperaturas acima de 47°C. Esses dados, disponibilizados mensalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), oferecem uma visão histórica importante, embora seja sabido que os satélites como o AQUA_M-T possuem limitações em termos de precisão, devido à sua idade e tecnologia. Entretanto, mesmo com essas limitações, os dados são valiosos para a identificação de padrões sazonais e anomalias ao longo dos anos. Futuramente, espera-se que esses dados sejam atualizados com a entrada em operação de novos satélites, o que permitirá um monitoramento ainda mais preciso. Neste trabalho, utilizamos modelos de Redes Neurais Recorrentes (RNNs), especificamente as arquiteturas Long Short-Term Memory (LSTM) propostas por Schmidhuber (1997) [Schmidhuber1997] e Gated Recurrent Unit (GRU) propostas por Chung et al. (2014) [JunyoungChung2014], para modelar e prever a quantidade de focos ativos na Amazônia. A LSTM é conhecida por sua capacidade de lidar com problemas de retenção de longo prazo, enquanto a GRU simplifica a estrutura da LSTM, aumentando a eficiência do modelo. A combinação dessas duas arquiteturas em um modelo misto oferece a robustez necessária para capturar os padrões complexos presentes na série temporal analisada. O lado positivo das redes neurais é a capacidade de um modelo bem treinado aprender padrões independentemente da escala dos dados. No caso dos focos ativos, a série temporal varia de um mínimo de 70 focos registrados em abril de 1999 a um máximo de 73.141 focos em setembro de 2007. Esse intervalo expressivo demonstra a importância de desenvolver uma arquitetura robusta e bem configurada para garantir que o modelo consiga aprender essas variações e realizar previsões com menores erros em comparação aos valores reais observados. Neste artigo, além de explorar a aplicação das RNNs, LSTM e GRU, você encontrará uma visão detalhada de como foi estruturado e treinado o modelo, quantos neurônios e épocas de treinamento foram utilizados, e como as previsões foram realizadas. Discutiremos a fundamentação teórica por trás das redes neurais recorrentes, analisaremos os dados históricos, identificando a sazonalidade dos focos ativos na Amazônia, e apresentaremos os resultados das previsões geradas pelo modelo treinado. Por fim, serão discutidas as implicações dessas previsões e as conclusões deste estudo. Dito isso, seguimos adiante com este estudo, detalhando cada etapa do processo de modelagem, treinamento, validação e previsão, para demonstrar a eficácia das redes neurais recorrentes na análise de séries temporais ambientais.
@@ 2 Referencial Teórico
De acordo com Graves et al. (2013) [Graves2013], as Redes Neurais Recorrentes Recurrent Neural Networks (RNNs) são modelos poderosos para dados sequenciais. Elas são capazes de lidar com problemas de rotulagem de sequências onde o alinhamento entre entrada e saída é desconhecido. Esses modelos são construídos para aprender dependências temporais em dados sequenciais e mantêm uma memória interna para processar informações anteriores.
@@ 2.2 Unidade LSTM
No artigo Speech Recognition with Deep Recurrent Neural Networks Graves et al. (2013) [Graves2013], os autores enfatizam que a arquitetura das Redes de Memória de Longo e Curto Prazo (Long Short-Term Memory, LSTM) é particularmente eficaz para tarefas que requerem o processamento de sequências temporais longas. As LSTMs se destacam pela capacidade de superar as limitações das Redes Neurais Recorrentes (RNNs) tradicionais, permitindo que informações relevantes sejam retidas por períodos mais prolongados. Isso é primordial para lidar com dependências temporais extensas. Enquanto as RNNs funcionam em sequências temporais mantendo uma memória interna, as LSTMs aprimoram essa capacidade ao utilizar gates “portões” para controlar o fluxo de informações. Esses portões facilitam uma retenção mais eficaz das informações a longo prazo, comparado às RNNs tradicionais, que enfrentam dificuldades em manter dependências temporais mais longas. Dessa forma, as LSTMs demonstram uma capacidade superior de generalização e previsão quando confrontadas com dados de entrada que se estendem por longos períodos de tempo.
A arquitetura Long Short-Term Memory (LSTM), conforme descrito por Greff et al. (2017) [Greff2017], é projetada para lidar com as limitações das Redes Neurais Recorrentes tradicionais em tarefas de aprendizado de sequências temporais. O bloco LSTM é composto por três componentes principais, como ilustrado na Figura 2:
@@
Então, de acordo com Greff et al. (2017) [Greff2017], as fórmulas vetoriais para uma passagem direta em uma camada LSTM podem ser escritas como:
@@
2.3 Unidade Recorrente com Portas GRU
As Unidades Recorrentes com Portas Gated Recurrent Units (GRU), introduzidas por Chung et al. (2014) [JunyoungChung2014], são uma variação das LSTM. Enquanto as LSTM possuem três portões e uma célula de memória, as GRU simplificam essa estrutura ao fundir os portões de entrada e esquecimento em um único portão de atualização. Essa simplificação tem como objetivo tornar o treinamento mais eficiente e reduzir o número de parâmetros, mantendo um desempenho comparável às LSTM.
As fórmulas vetoriais para uma passagem direta em uma camada GRU foram encontradas no artigo de Cheng et al. (2024) [Cheng2024] de uma forma mais simplista que são:
@@ 2.3 Unidade Recorrente com Portas GRU
$\bar{\mathbf{r}}_{t}=\mathbf{W}_{r}\mathbf{x}_{t}+\mathbf{R}_{r}\mathbf{y}_{t-1}+\mathbf{b}_{r},$ (10)
@@
$\mathbf{\tilde{h}}_{t}=\mathbf{W}_{h}\mathbf{x}_{t}+\mathbf{R}_{h}(\mathbf{r}_{t}\odot\mathbf{y}_{t-1})+\mathbf{b}_{h},$ (11)
$\mathbf{h}_{t}=\mathbf{z}_{t}\odot\mathbf{y}_{t-1}+(1-\mathbf{z}_{t})\odot\mathbf{\tilde{h}}_{t}\quad\text{{estado oculto}},$
@@ 2.4 Funções de Ativação
As funções de ativação são componentes fundamentais em redes neurais, responsáveis por introduzir não-linearidades nas saídas das camadas, o que permite às redes neurais aprender e modelar relações complexas nos dados. Essas funções não possuem parâmetros ajustáveis e são fixas, usadas especificamente para introduzir não-linearidade nas redes neurais conforme Goodfellow, Bengio e Courville (2016) [Goodfellow2016]. A Figura 4 ilustra a transformação linear e a ativação linear em uma camada densa final de uma rede neural.
@@ 2.5 Entendendo o Funcionamento das Camadas Densas em Redes Neurais Recorrentes
aqui, $\mathbf{xW}$ representa a multiplicação de matriz entre a entrada e os pesos da camada densa, e $\mathbf{b}$ o viés adicionado para produzir a saída final. É importante notar que após essa operação, geralmente é aplicada uma função de ativação aos elementos de $\mathbf{Z}$ para introduzir não linearidade na camada densa conforme Goodfellow, Bengio e Courville (2016) [Goodfellow2016].
@@ 2.6 Algoritmo de Otimização Adam: Uma Visão Geral
O algoritmo Adam, desenvolvido por Kingma e Ba (2014) [Kingma2014], utiliza médias móveis exponenciais dos gradientes para atualizar os parâmetros, acelerando a convergência e evitando que o modelo fique preso em mínimos locais. O Adam incorpora estimativas de primeira e segunda ordens com correções de viés para melhorar a eficácia da otimização. As configurações padrão para os problemas de aprendizado de máquina testados são $\alpha=0.001$, $\beta_{1}=0.9$, $\beta_{2}=0.999$ e $\epsilon=10^{-8}$. Todas as operações em vetores são realizadas elemento a elemento (matricialmente). Com $\beta_{t}^{1}$ e $\beta_{t}^{2}$ denotados como $\beta_{1}$ e $\beta_{2}$ elevados à potência $t$.
@@ 2.6.1 Descrição dos Parâmetros
De acordo com Kingma e Ba (2014) [Kingma2014], o algoritmo Adam é considerado uma técnica avançadda de otimização que calcula taxas de aprendizado adaptativas para cada parâmetro. Ele combina características dos métodos Adagrad e RMSprop, mantendo médias móveis exponenciais dos gradientes e dos gradientes ao quadrado para ajustar as taxas de aprendizado.
$m_{t}$ e $v_{t}$ são estimativas do primeiro momento (a média) e do segundo momento (a variância não centralizada) dos gradientes, respectivamente, daí o nome do método. Como $m_{t}$ e $v_{t}$ são inicializados como vetores de zeros, os autores do Adam observam que eles são tendenciosos a valores próximos de zero, especialmente durante os passos iniciais, e particularmente quando as taxas de decaimento são pequenas […],"Ruder (2016)[Ruder2016].
 [^1] Texto original: ”$m_{t}$ and $v_{t}$ are estimates of the first moment (the mean) and the second moment (the uncentered variance) of the gradients respectively, hence the name of the method. As $m_{t}$ and $v_{t}$ are initialized as vectors of 0’s, the authors of Adam observe that they are biased towards zero, especially during the initial time steps, and especially when the decay rates are small.”(Ruder, 2016).
@@ 3 Metodologia
Nesta seção, descrevemos o procedimento adotado para modelar e prever séries temporais utilizando redes neurais recorrentes. Utilizamos dados de contagem dos focos ativos detectados pelo satélite AQUA_M-T no bioma da Amazônia, abrangendo uma série histórica registrada desde junho de 1998 até 31 de agosto de 2024. Esses dados estão disponíveis no site do INPE (2024) [INPE2024]. O processo metodológico para modelar e prever essa série temporal segue práticas estabelecidas na literatura de séries temporais e aprendizado de máquina. Inicialmente, dividimos os dados em conjuntos de treino e teste para avaliar a performance do modelo, aplicando técnicas como validação cruzada para assegurar a robustez do modelo, conforme descrito por Kingma e Ba (2014) [Kingma2014]. Após garantir que o modelo apresentava uma boa capacidade de generalização, optamos por treinar o modelo final utilizando 100% dos dados disponíveis. Essa abordagem visa maximizar a precisão das previsões, especialmente em cenários de passos à frente da última observação treinada, como indicado por Géron (2017) [Geron2017]. No contexto de deep learning, onde ajustes finos (fine-tuning) são comuns, o uso do conjunto completo de dados após validação é uma prática justificada para aprimorar o desempenho, conforme discutido por Goodfellow, Bengio e Courville (2016) [Goodfellow2016]. Dessa forma, utilizamos o modelo treinado com 100% dos dados para realizar previsões de $n$ passos à frente, garantindo que as previsões fossem baseadas na maior quantidade de informações possível.
@@ 3.1 Preparação dos Dados
Na preparação dos dados, adotamos uma abordagem de treino, validação e teste adaptada para séries temporais contínuas. Para garantir a eficácia da avaliação do modelo, seguimos o processo de divisão dos dados de frente para trás. Primeiramente, removemos os últimos 12 lags (meses) da série para o conjunto de teste, considerando a série completa menos esses 12 lags. Em seguida, removemos 24 lags adicionais para o conjunto de validação, o que deixou a série completa menos 36 lags para o treinamento. Embora tenhamos seguido a abordagem de divisão de dados, utilizamos validação cruzada com duas sementes para avaliar a performance do modelo. Conforme descrito por Géron (2017) [Geron2017], a validação cruzada é essencial para garantir que o modelo generalize bem para novos dados. Foram utilizadas duas sementes distintas para criar dois modelos diferentes, o que permitiu avaliar a robustez e a estabilidade do modelo. A divisão final dos dados foi a seguinte:

### v5

@@
&Ricardo Alves de Olinda
Departamento de Estatística
Universidade Estadual da Paraíba
prof_ricardo@servidor.uepb.edu.br
@@ 1 Introdução
Séries temporais são amplamente utilizadas em diversas áreas, como economia, climatologia, e monitoramento ambiental, e contam com grandes referências como [BoxJenkins1976], [JamesHamilton1994], e [PeterBrockwell2002]. De maneira geral, uma série temporal pode ser definida como um conjunto de informações fixadas no tempo e/ou no espaço de forma padronizada ou não. Quando tratamos de séries temporais de dados quantitativos discretos, onde o tempo é o principal fator de interesse, podemos entender essa série como um conjunto de observações que representam quantidades específicas, registradas ao longo do tempo. No contexto deste trabalho, focamos na série temporal dos focos ativos detectados pelo satélite AQUA_M-T na Amazônia, Brasil. Os focos ativos são detectados com base em anomalias de temperatura em pixels observados pelo satélite. Quando a temperatura de um pixel (representa uma área de 1m²) atinge níveis significativamente elevados, como, por exemplo, acima de 47°C — valor que, segundo o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos [SEIA2024], caracteriza um foco de calor — o satélite registra a ocorrência de um foco ativo. Esses dados, disponibilizados mensalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), oferecem uma visão histórica importante, embora seja sabido que os satélites como o AQUA_M-T possuem limitações em termos de precisão, devido à sua idade e tecnologia. Entretanto, mesmo com essas limitações, os dados são valiosos para a identificação de padrões sazonais e anomalias ao longo dos anos. Futuramente, espera-se que esses dados sejam atualizados com a entrada em operação de novos satélites, o que permitirá um monitoramento ainda mais preciso. Neste trabalho, utilizamos modelos de Redes Neurais Recorrentes (RNNs), especificamente as arquiteturas Long Short-Term Memory (LSTM) propostas por [Schmidhuber1997] e Gated Recurrent Unit (GRU) propostas por [JunyoungChung2014], para modelar e prever a quantidade de focos ativos na Amazônia. A LSTM é conhecida por sua capacidade de lidar com problemas de retenção de longo prazo, enquanto a GRU simplifica a estrutura da LSTM, aumentando a eficiência do modelo. A combinação dessas duas arquiteturas em um modelo misto oferece a robustez necessária para capturar os padrões complexos presentes na série temporal analisada. O lado positivo das redes neurais é a capacidade de um modelo bem treinado aprender padrões independentemente da escala dos dados. No caso dos focos ativos, a série temporal varia de um mínimo de 70 focos registrados em abril de 1999 a um máximo de 73.141 focos em setembro de 2007. Esse intervalo expressivo demonstra a importância de desenvolver uma arquitetura robusta e bem configurada para garantir que o modelo consiga aprender essas variações e realizar previsões com menores erros em comparação aos valores reais observados. Neste artigo, além de explorar a aplicação das RNNs, LSTM e GRU, você encontrará uma visão detalhada de como foi estruturado e treinado o modelo, quantos neurônios e épocas de treinamento foram utilizados, e como as previsões foram realizadas. Discutiremos a fundamentação teórica por trás das redes neurais recorrentes, analisaremos os dados históricos, identificando a sazonalidade dos focos ativos na Amazônia, e apresentaremos os resultados das previsões geradas pelo modelo treinado. Por fim, serão discutidas as implicações dessas previsões e as conclusões deste estudo. Dito isso, seguimos adiante com este estudo, detalhando cada etapa do processo de modelagem, treinamento, validação e previsão, para demonstrar a eficácia das redes neurais recorrentes na análise de séries temporais ambientais.
@@ 2 Referencial Teórico
De acordo com [Graves2013], as Redes Neurais Recorrentes Recurrent Neural Networks (RNNs) são modelos poderosos para dados sequenciais. Elas são capazes de lidar com problemas de rotulagem de sequências onde o alinhamento entre entrada e saída é desconhecido. Esses modelos são construídos para aprender dependências temporais em dados sequenciais e mantêm uma memória interna para processar informações anteriores.
@@ 2.2 Unidade LSTM
No artigo Speech Recognition with Deep Recurrent Neural Networks [Graves2013], os autores enfatizam que a arquitetura das Redes de Memória de Longo e Curto Prazo (Long Short-Term Memory, LSTM) é particularmente eficaz para tarefas que requerem o processamento de sequências temporais longas. As LSTMs se destacam pela capacidade de superar as limitações das Redes Neurais Recorrentes (RNNs) tradicionais, permitindo que informações relevantes sejam retidas por períodos mais prolongados. Isso é primordial para lidar com dependências temporais extensas. Enquanto as RNNs funcionam em sequências temporais mantendo uma memória interna, as LSTMs aprimoram essa capacidade ao utilizar gates “portões” para controlar o fluxo de informações. Esses portões facilitam uma retenção mais eficaz das informações a longo prazo, comparado às RNNs tradicionais, que enfrentam dificuldades em manter dependências temporais mais longas. Dessa forma, as LSTMs demonstram uma capacidade superior de generalização e previsão quando confrontadas com dados de entrada que se estendem por longos períodos de tempo.
A arquitetura Long Short-Term Memory (LSTM), conforme descrito por [Greff2017], é projetada para lidar com as limitações das Redes Neurais Recorrentes tradicionais em tarefas de aprendizado de sequências temporais. O bloco LSTM é composto por três componentes principais, como ilustrado na Figura 2:
@@
Então, de acordo com [Greff2017], as fórmulas vetoriais para uma passagem direta em uma camada LSTM podem ser escritas como:
@@
2.3 Unidade GRU
As Unidades Recorrentes com Portas Gated Recurrent Units (GRU), introduzidas por [JunyoungChung2014], são uma variação das LSTM. Enquanto as LSTM possuem três portões e uma célula de memória, as GRU simplificam essa estrutura ao fundir os portões de entrada e esquecimento em um único portão de atualização. Essa simplificação tem como objetivo tornar o treinamento mais eficiente e reduzir o número de parâmetros, mantendo um desempenho comparável às LSTM.
As fórmulas vetoriais para uma passagem direta em uma camada GRU foram encontradas no artigo de [Cheng2024] de uma forma mais simplista que são:
$\bar{\mathbf{z}}_{t}=\mathbf{W}_{i\bar{z}}\mathbf{x}_{t}+\mathbf{b}_{i\bar{z}}+\mathbf{R}_{y\bar{z}}\mathbf{y}_{t-1}+\mathbf{b}_{y\bar{z}},$ (9)
@@ 2.3 Unidade GRU
$\bar{\mathbf{r}}_{t}=\mathbf{W}_{i\bar{r}}\mathbf{x}_{t}+\mathbf{b}_{i\bar{r}}+\mathbf{R}_{y\bar{r}}\mathbf{y}_{t-1}+\mathbf{b}_{y\bar{r}},$ (10)
@@
$\mathbf{\tilde{c}}_{t}=\mathbf{W}_{i\tilde{c}}\mathbf{x}_{t}+\mathbf{b}_{i\tilde{c}}+\mathbf{R}_{y\tilde{c}}(\mathbf{r}_{t}\odot\mathbf{y}_{t-1})+\mathbf{b}_{y\tilde{c}},$ (11)
$\mathbf{c}_{t}=\tanh(\mathbf{\tilde{c}}_{t})\quad\text{{estado oculto}},$ (12)
$\mathbf{y}_{t}=\mathbf{z}_{t}\odot\mathbf{y}_{t-1}+(1-\mathbf{z}_{t})\odot\mathbf{c}_{t}.$ (13)
@@ 2.4 Funções de Ativação
As funções de ativação são componentes fundamentais em redes neurais, responsáveis por introduzir não-linearidades nas saídas das camadas, o que permite às redes neurais aprender e modelar relações complexas nos dados. Essas funções não possuem parâmetros ajustáveis e são fixas, usadas especificamente para introduzir não-linearidade nas redes neurais conforme [Goodfellow2016]. A Figura 4 ilustra a transformação linear e a ativação linear em uma camada densa final de uma rede neural.
@@ 2.5 Entendendo o Funcionamento das Camadas Densas em Redes Neurais Recorrentes
aqui, $\mathbf{xW}$ representa a multiplicação de matriz entre a entrada e os pesos da camada densa, e $\mathbf{b}$ o viés adicionado para produzir a saída final. É importante notar que após essa operação, geralmente é aplicada uma função de ativação aos elementos de $\mathbf{Z}$ para introduzir não linearidade na camada densa conforme [Goodfellow2016].
@@ 2.6 Algoritmo de Otimização Adam: Uma Visão Geral
O algoritmo Adam, desenvolvido por [Kingma2014], utiliza médias móveis exponenciais dos gradientes para atualizar os parâmetros, acelerando a convergência e evitando que o modelo fique preso em mínimos locais. O Adam incorpora estimativas de primeira e segunda ordens com correções de viés para melhorar a eficácia da otimização. As configurações padrão para os problemas de aprendizado de máquina testados são $\alpha=0.001$, $\beta_{1}=0.9$, $\beta_{2}=0.999$ e $\epsilon=10^{-8}$. Todas as operações em vetores são realizadas elemento a elemento (matricialmente). Com $\beta_{t}^{1}$ e $\beta_{t}^{2}$ denotados como $\beta_{1}$ e $\beta_{2}$ elevados à potência $t$.
@@ 2.6.1 Descrição dos Parâmetros
De acordo com [Kingma2014], o algoritmo Adam é considerado uma técnica avançadda de otimização que calcula taxas de aprendizado adaptativas para cada parâmetro. Ele combina características dos métodos Adagrad e RMSprop, mantendo médias móveis exponenciais dos gradientes e dos gradientes ao quadrado para ajustar as taxas de aprendizado.
$m_{t}$ e $v_{t}$ são estimativas do primeiro momento (a média) e do segundo momento (a variância não centralizada) dos gradientes, respectivamente, daí o nome do método. Como $m_{t}$ e $v_{t}$ são inicializados como vetores de zeros, os autores do Adam observam que eles são tendenciosos a valores próximos de zero, especialmente durante os passos iniciais, e particularmente quando as taxas de decaimento são pequenas […],” [Ruder2016].
 [^1] Texto original: $m_{t}$ and $v_{t}$ are estimates of the first moment (the mean) and the second moment (the uncentered variance) of the gradients respectively, hence the name of the method. As $m_{t}$ and $v_{t}$ are initialized as vectors of 0’s, the authors of Adam observe that they are biased towards zero, especially during the initial time steps, and especially when the decay rates are small.” (Ruder, 2016).
@@ 3 Metodologia
Nesta seção, descrevemos o procedimento adotado para modelar e prever séries temporais utilizando redes neurais recorrentes. Utilizamos dados de contagem dos focos ativos detectados pelo satélite AQUA_M-T no bioma da Amazônia, abrangendo uma série histórica registrada desde junho de 1998 até 31 de agosto de 2024. Esses dados estão disponíveis no [INPE2024]. O processo metodológico para modelar e prever essa série temporal segue práticas estabelecidas na literatura de séries temporais e aprendizado de máquina. Inicialmente, dividimos os dados em conjuntos de treino e teste para avaliar a performance do modelo, aplicando técnicas como validação cruzada para assegurar a robustez do modelo. Após garantir que o modelo apresentava uma boa capacidade de generalização, optamos por treinar o modelo final utilizando 100% dos dados disponíveis. Essa abordagem visa maximizar a precisão das previsões, especialmente em cenários de passos à frente da última observação treinada, como indicado por [Geron2017]. No contexto de deep learning, onde ajustes finos (fine-tuning) são comuns, o uso do conjunto completo de dados após validação é uma prática justificada para aprimorar o desempenho, conforme discutido por [Goodfellow2016]. Dessa forma, utilizamos o modelo treinado com 100% dos dados para realizar previsões de $n$ passos à frente, garantindo que as previsões fossem baseadas na maior quantidade de informações possível.
@@ 3.1 Preparação dos Dados
Na preparação dos dados, adotamos uma abordagem de treino, validação e teste adaptada para séries temporais contínuas. Para garantir a eficácia da avaliação do modelo, seguimos o processo de divisão dos dados de frente para trás. Primeiramente, removemos os últimos 12 lags (meses) da série para o conjunto de teste, considerando a série completa menos esses 12 lags. Em seguida, removemos 24 lags adicionais para o conjunto de validação, o que deixou a série completa menos 36 lags para o treinamento. Embora tenhamos seguido a abordagem de divisão de dados, utilizamos validação cruzada com duas sementes para avaliar a performance do modelo. Conforme descrito por [Geron2017], a validação cruzada é essencial para garantir que o modelo generalize bem para novos dados. Foram utilizadas duas sementes distintas para criar dois modelos diferentes, o que permitiu avaliar a robustez e a estabilidade do modelo. A divisão final dos dados foi a seguinte: